Maxilabor Diagnósticos promoveu curso para médicos clínico e de trabalho

Maxilabor Diagnósticos promoveu curso para médicos clínico e de trabalho

Aconteceu, em 20 de maio, o curso para médico revisor, ministrado pelo Prof. Dr. Anthony Wong, Médico Toxicologista, Membro do International Board  of Medical Review Officers (MRO), Doutor em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP; Mayara Giatti, Farmacêutica-Bioquímica com especialização em Ciências Toxicológicas e Responsável Técnica do Maxilabor, e Lucia Ferreira, Psicóloga com especialização em Dependência Química. O curso foi promovido integralmente pelo Maxilabor e realizado nas dependências do laboratório.

A iniciativa surgiu de uma necessidade do mercado para capacitar profissionais a atuarem com a avaliação, análise e interpretação dos exames toxicológicos de drogas psicoativas com a finalidade de fornecer o diagnóstico ou parecer correto, em especial quando o resultado for positivo, baseando-se em critérios científicos. 

Atualmente, há dois programas de âmbito nacional que obrigam a realização de exames toxicológicos de drogas psicoativas no ambiente de trabalho. Trata-se do RBAC 120 da ANAC para o setor de aviação civil e a Lei 13.103 para motoristas profissionais (categorias C, D e E).

Há muitos anos, os exames toxicológicos são aplicados em diversos setores produtivos privados no País e a correta interpretação ou a justificativa frente ao exame confirmado positivo é de responsabilidade única e exclusiva do médico.

Share

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *