Fevereiro Roxo

Portrait of a male doctor and patient at the hospital

O mês de fevereiro é dedicado à conscientização de algumas doenças, todas elas muito importantes. Vamos nos dedicar ao Mal de Alzheimer (Fevereiro Roxo) que é uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável. O Alzheimer é a principal causa de demência na população idosa e acomete habitualmente pessoas com mais de 65 anos.

Por ser uma doença de lenta evolução e com sinais e sintomas iniciais que podem ser facilmente confundidos com o processo natural de envelhecimento, muitos pacientes demoram, às vezes anos, para ter o diagnóstico do Alzheimer.

Apesar de não haver cura e dos tratamentos não serem capazes de alterar o curso da doença a longo prazo, o diagnóstico precoce pode trazer algumas vantagens para o paciente, tais como uma maior capacidade de prever e planejar o futuro nas fases mais avançadas da doença, quando o paciente estará incapacitado para tomar decisões profissionais e financeiras, e o início precoce de tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

 

Veja abaixo os 10 sintomas mais comuns na doença, muitos deles presentes nas fases iniciais, e que devem servir de alerta para o paciente e para a sua família.

1 – Perda da memória

2 – Perda de objetos pessoais

3 – Dificuldades para completar tarefas

4 – Desorientação temporal e espacial

5 – Problemas de linguagem

6 – Alterações de comportamento

7 – Agnosia (alteração da percepção)

8 – Alterações visuais

9 – Problemas de discernimento ou julgamento

10 – Insônia

Com informações da ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer

O MAXILABOR apoia o Fevereiro Roxo. Use o lacinho em apoio à campanha!

Share

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *