Maio Amarelo – trânsito seguro

Maio Amarelo – trânsito seguro

A cidade e o Porto de Santos serviram de palco para a Campanha do Maio Amarelo, nos dias 2, 3, 4 e 7 de maio, em uma ação pioneira no estado de São Paulo: uma campanha educativa denominada Trânsito Livre de Drogas #euapoio, que abordou cerca de 1.200 voluntários com o objetivo de conscientizá-los sobre o perigo de dirigir sob o efeito de substâncias psicoativas.

A campanha foi idealizada pelo Maxilabor Diagnósticos, que desenvolveu o KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL, sob a supervisão do Prof. Dr. Anthony Wong, diretor médico-científico, que utilizou tecnologia nacional em um equipamento capaz de detectar até 4 grupos de substâncias como: cocaína e derivados, anfetaminas, metanfetamina e opioides, entre outros, em cerca de 3 minutos. Registrado e aprovado pela ANVISA é altamente indicado no pós-acidente, em blitze, entre outros.

Durante a campanha no Porto, nos dias 2 e 4, guardas portuários abordaram 459 motoristas de caminhões, carros e motos. Na cidade, nos dias 3 e 7, cerca de 800 motoristas participaram da campanha educativa recebendo as informações da equipe do Maxilabor e quase a sua totalidade aceitou fazer o teste rápido. Do total de abordados, menos de 10% assumiram o uso de alguma substância.

Vale dizer, que 100% das pessoas que se negaram a participar da campanha são homens e o horário da negativa se deu entre 10 e 15 horas.

A equipe de abordagem do Maxilabor, especialmente preparada para a ação, se surpreendeu com o apoio não só dos motoristas, mas também dos transeuntes que passaram pelos locais da campanha. No Porto, além dos abordados, outros motoristas pararam espontaneamente para participar do teste. Na cidade, aqueles que passavam pelo local da ação queriam informações e concordavam com a importância deste tipo de conscientização.

“Podemos dizer que a ação foi um sucesso”, diz o Prof. Dr. Anthony Wong. “Nosso objetivo, além da conscientização, é conhecer o resultado dos testes para apresentá-lo às autoridades de trânsito”. O diretor também informa, que os testes realizados na ação estão sendo analisados no Maxilabor e o resultado oficial será divulgado para os parceiros da campanha: Porto de Santos, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, CET-Santos, Prefeitura de Santos, Revista Caminhoneiro, Rádio Capital e Trucão Comunicações. 

E, para dar continuidade às ações do Maio Amarelo, o Prof. Dr. Anthony Wong ministrará a palestra Drogas mais usadas entre condutores e métodos eficazes de detecção, no dia 24, nas dependência da CODESP.

KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL

O referido teste, KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL, é rápido, não invasivo e capaz de identificar a exposição ou ingestão de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas em curto espaço de tempo. A coleta, totalmente assistida, pressupõe que o motorista mastigue, por um minuto aproximadamente, um chumaço de poliéster. Na sequência, a saliva coletada é inserida no tubo com um líquido reagente e depois no equipamento, lacrando-o totalmente e tornando-o inviolável.

Share

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exames Admissionais