Outubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa chegou e com ele a luta contra o câncer de mama, através do estímulo ao autoexame, única forma de diagnóstico precoce da doença.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 e tem por principal objetivo estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e a ideia é compartilhar informações para que todos tenham maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade.

O Ministério da Saúde recomenda desmistificar conceitos em relação à doença e para isso sugere que a mulher deva conhecer suas mamas e ficar atenta a qualquer alteração suspeita; indica a mamografia como o melhor exame para mulheres de 50 a 69 anos (que deve ser realizado a cada dois anos, no mínimo) e informa que o Sistema Único de Saúde garante a gratuidade do exame para todas as brasileiras em todas as faixas etárias.

Vale deixar registrado, que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e apesar da evolução e melhorias no tratamento, as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

Dessa forma, essa é uma luta de todos na promoção da conscientização do câncer de mama, pois o diagnóstico precoce possibilita chances de cura em até 95% dos casos.

Portanto, nunca deixe para depois, pois o “depois” pode ser muito tarde.

Faça com que todos os dias sejam cor-de-rosa!

O Maxilabor apoia o Outubro Rosa!

Outras informações na página do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva: AQUI

Share

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exames Admissionais