Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado ao combate à leucemia.

Você sabe o que é leucemia?

É uma doença originada na medula óssea: local em que as células de sangue são formadas. Esse tipo de câncer acomete os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, os quais começam a se reproduzir de maneira descontrolada, dando início aos primeiros sinais da doença.

Como posso identificar a doença?

A diminuição dos glóbulos vermelhos leva a anemia, cujos sintomas incluem: fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros.

A redução dos glóbulos brancos provoca baixa da imunidade, deixando o organismo sujeito a infecções muitas vezes graves ou recorrentes.

A diminuição das plaquetas ocasiona sangramentos, sendo os mais comuns das gengivas e pelo nariz, e manchas roxas (equimoses) e/ou pontos roxos na pele.

Quem pode diagnosticar a doença?

O diagnóstico é feito por uma avaliação médica e, também, por meio da coleta de medula óssea para exames específicos. Em geral, o tratamento inclui a quimioterapia e pode ser indicado também o transplante de medula óssea.

Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados em seu tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

Palidez, cansaço e febre

Aumento de gânglios

Infecções persistentes ou recorrentes

Hematomas

Petéquias – um pequeno ponto vermelho no corpo, na pele ou mucosas, causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Em contraste com outras manchas na pele, as petéquias não somem ou clareiam quando são pressionadas

Sangramentos inexplicados

Aumento do baço e do fígado

Números no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA 2018

Estimativas de novos casos: 10.800, sendo 5.940 homens e 4.860 mulheres

Números no Brasil segundo o Atlas da Mortalidade por Câncer 2015

Número de mortes: 6.837, sendo 3.692 homens e 3.145 mulheres

O MAXILABOR apoia o Fevereiro Laranja.

Com informações do INCA

Compartilhar

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *