OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é o mês marcado por ações relacionadas à prevenção, controle e diagnóstico do câncer de mama. A ideia é estimular a participação de todos e intensificar as informações sobre o diagnóstico precoce, o exame de toque e tratamento, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre o tema.

Por se tratar de uma ação mundialmente reconhecida, o mês todo costuma ser repleto de atividades em locais públicos ou privados. No Brasil, o Cristo Redentor (RJ), a Catedral Metropolitana de Brasília (DF), a Estufa do Jardim Botânico de Curitiba (PR), o Elevador Lacerda em Salvador (BA), o prédio da FIESP na avenida Paulista (projeta a imagem do lacinho rosa – SP), o antigo prédio do Banespa, hoje Farol do Santander (SP) e  tantos outros monumentos são iluminados com luzes cor de rosa em alusão à campanha.

Vale ressaltar que, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata as mulheres em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no País. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença, três morrem, segundo dados os Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama, que pode afetar também os homens, tem vários tipos. Alguns se desenvolvem mais rápidos, enquanto outros de forma mais lenta. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, ele tem cura. Autoexame, mamografia e exames periódicos são as armas para se enfrentar a doença, além, claro, de informação sobre fatores de risco e cuidados necessários para evitar que a doença se agrave.

Diante de estatística alarmantes, toda e qualquer forma de conscientização sobre o câncer de mama se faz necessário e o Maxilabor apoia também esta causa.

 

Compartilhar

Gisela Vendramini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *