skip to Main Content
0800 100 2365 contato@maxilabor.com.br
Abril Verde: Acidente De Trabalho

Abril Verde: acidente de trabalho

  • Geral

O mês de abril é todinho dedicado à conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. O Abril Verde surgiu no final dos anos 60 para que não esquecêssemos das vítimas de um acidente ocorrido com trabalhadores de uma mina no estado da Virgínia, EUA. Assim, a Organização Internacional do Trabalho – OIT apoiou a iniciativa e o Brasil editou a lei 11.121/2015, fixando o mês como referência a este tipo de prevenção e conscientização.

Mais do que relembrar grandes ou pequenos acidentes de trabalho, o mês de abril deve ser dedicado a conscientização de que esse tipo de acidente pode ser previsto e evitado, ou seja, não ocorre por acaso e sim por descaso.

Fazer uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs é o mínimo que toda empresa deve exigir de seus funcionários. É preciso conhecer, dentro do ambiente de trabalho, quais situações são passíveis de gerar um acidente, como colisões entre indivíduos e maquinários, quedas, lesões por movimentos repetitivos, entre outros. Dessa forma, identificar os perigos e riscos torna-se fundamental para se aplicar ações de prevenção e correção.

É evidente que um escritório não oferece os mesmos perigos e riscos de uma empresa que lide com materiais químicos, por exemplo. Mas, são muitas as questões que podem afetar a saúde física e psíquica do trabalhador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem a principal missão de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho, assegurando, assim, a saúde e bem-estar dos colaboradores. Qualquer empresa com mais de 20 trabalhadores pode eleger esta comissão que deve fazer um check list de perigos e riscos, conversar com os funcionários para conhecer a realidade de cada área, fazer inspeções rotineiras, especialmente nas áreas de maior risco, ter na auditoria uma aliada de melhorias entre outras coisas.

Para tentar reduzir números como as mais de duas mil mortes por acidentes de trabalho catalogadas pelo INSS por ano, é que existem campanhas como o Abril Verde.

E, o Maxilabor apoia a campanha, e deseja que os colaboradores tenham consciência de que prevenção é a melhor maneira para se evitar os acidentes, trabalhem em um ambiente saudável e multipliquem essa conscientização.

EXEMPLOS DE ACIDENTES DE TRABALHO
– Rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG)
– Incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo no Rio de Janeiro (RJ)
– Acidente de helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat em São Paulo (SP)

 

Back To Top
COMUNICADO IMPORTANTE

PREZADOS CLIENTES,

Para atender a demanda do novo Código de Trânsito Brasileiro, informamos que as coletas realizadas a partir de 19/04/2021 serão liberadas no prazo MÁXIMO de 2 dias úteis, a partir do recebimento da amostra no laboratório.

Para tirar dúvidas ou realizar agendamentos, entre em contato atráves da Central de Relacionamento pelo 0800 100 2365, email contato@maxilabor.com.br ou chat.