skip to Main Content
0800 100 2365 contato@maxilabor.com.br
Dezembro Laranja – Conscientização Sobre O Câncer De Pele

Dezembro Laranja – conscientização sobre o câncer de pele

  • Geral

O mês de dezembro é colorido! Temos o Dezembro Vermelho, que ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja, que traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

A Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Neste dia, o mundo todo é marcado por ações de conscientização e combate ao preconceito e estigma em torno da doença.

Já o Dezembro Laranja trata da conscientização e perigos do câncer de pele. A campanha deste mês laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia como medida de prevenção a este tipo de câncer.

O câncer de pele é o câncer mais comum em todo o mundo, sendo que a exposição solar é um dos principais fatores de risco. Pode aparecer como uma pinta ou mancha acastanhada ou negra, de bordas irregulares e diâmetro maior que 6 milímetros.

Tornar a campanha ainda mais conhecida pela sociedade, informar sobre a doença, sensibilizar a população para o diagnóstico precoce, alertar sobre as formas de prevenção, conscientizar sobre a importância da proteção diária, incentivar e ensinar às crianças os principais hábitos de foto proteção, orientar o paciente a procurar um dermatologista, são recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Prevenir e proteger

– Use diariamente o protetor solar

– Evite se expor ao sol. Use camiseta

– Evite o sol entre 10h e 16h

– Utilize óculos de sol todos os dias

– Use chapéus

– Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta

– Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas

– Consulte um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo
– Mantenha bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses

Back To Top