MARÇO AZUL-MARINHO – Combate ao câncer colorretal
O câncer colorretal é uma tipo de câncer de intestino que abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Se detectado precocemente, na maioria das vezes pode ser curado, e tem tratamento.
É em março que trabalhamos para educar e conscientizar as pessoas o quão importante é prevenir para se ter um diagnóstico precoce da doença.
O câncer colorretal é mais comum em pessoas com idade igual ou acima de 50 anos, com excesso de peso corporal e alimentação não saudável. Os embutidos, como linguiça, salame, salsicha etc., bem como a ingestão de muita carne vermelha podem aumentar o risco para este tipo de câncer.
Porém, existem outros fatores que podem estar relacionados à doença como seu histórico familiar; doenças inflamatórias do intestino; doenças hereditárias relacionadas ao intestino; câncer colorretal hereditário e pacientes que são profissionais do ramo da radiografia. Estando em alguma dessas condições devem ter acompanhamento médico periódico.
Os sintomas mais frequentes e que são associados ao câncer colorretal são: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e massa (tumoração) abdominal.
O câncer colorretal pode ser detectado precocemente através de dois exames principais como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopia).
Por ser tratável e frequentemente curável, a depender do tamanho, localização e extensão do tumor, a cirurgia é o tratamento inicial, onde se retira parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdome. Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de retorno do tumor.
A alimentação saudável é fundamental para a prevenção deste tipo de câncer. Importante priorizar alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. Uma alimentação rica em fibras, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal.
Ter peso equilibrado com sua altura e fazer atividade física rotineira ajudam na prevenção do câncer colorretal.
O Maxilabor Diagnóstico apoia o Março Azul-Marinho! Seja você também um multiplicador dessa informação.
Com informações do: INCA