skip to Main Content
0800 100 2365 contato@maxilabor.com.br
Saúde Mental Na Pandemia

Saúde mental na pandemia

  • Geral

Que 2020 está sendo um ano atípico, não precisamos nem falar. Mas você sabe como minimizar os efeitos de uma quarentena tão longa, lidar com a perda de parentes, amigos e pessoas próximas, com o medo da morte, com o medo do desconhecido e tantas outras questões que a pandemia do novo coronavírus nos apresentou?

Desde março deste ano nossas vidas foram viradas do avesso: preocupação com a perda do emprego, em como pagar as contas no final do mês, com as crianças em casa, com o cancelamento de férias e viagens, e por aí vai.

Diante de tantas novidades e de um noticiário que insiste em trazer sempre o pior da doença ao invés de informar quantas vidas foram salvas, como as pessoas se reinventaram etc., especialistas se reuniram para dar dicas de como passar por tudo isso de uma maneira mais suave, se possível olhando para o lado cheio do copo.

A própria OMS lançou um guia com alguns cuidados para saúde mental durante pandemia, com dicas simples, mas preciosas, para o enfrentamento de situações de estresse e pressão psicológica.

Priorize boas notícias e reduza o tempo em redes sociais

A tecnologia é, sem dúvida, um instrumento precioso nesse momento e tem ajudado a todos a diminuir a distância e as saudades, mas cuidado, os excessos são prejudiciais.

Encontre tempo para falar com a família e os amigos, ainda que seja virtualmente

Use a internet a seu favor. Lembre-se daqueles que há tempos não vê ou fala, tenha mais atenção com os idosos e distraia as crianças com boas leituras.

Mantenha-se ocupado

Os mais antigos são sábios ao dizer “cabeça vazia, oficina do diabo”. Ocupe-se, este tempo de reclusão pode servir para a arrumação dos armários, para colocar a leitura em dia, para mexer no baú de fotos, para se descobrir na cozinha, para exercitar sua paciência com os filhos… Enfim, pinte e borde!

Mexa-se

A atividade física é o remédio mais eficaz da atualidade. Ainda em casa, é possível fazer alongamentos usando a cadeira, o cabo de vassoura, uma toalha e ainda agachar, levantar, fazer abdominais ou até mesmo um percurso pelos quartos, sala, cozinha e área. O importante é não ficar parado.

Dance

Quer uma prática mais prazerosa do que dançar? Ainda que você não seja um pé de valsa, a prática pode render até boas risadas… Dance para aumentar a flexibilidade, trabalhar a coordenação motora, incentivar a criatividade e ainda melhorar a autoestima.

Alimente-se bem

Este tempo de reclusão fez com que muitas pessoas se arriscassem na cozinha. A verdadeira arte de misturar diferentes ingredientes e transformar em pratos saborosos está desvendando muitos chefs. Aproveite esse período para rever a alimentação e incrementar seu cardápio com opções mais saudáveis no seu dia a dia.

Cuide de você

Não é porque você está saindo pouco de casa que não deve se cuidar. Pelo contrário, mais um motivo para ter mais atenção com as unhas, cabelo e pele. Faça a hidratação que estava se prometendo a tempos, busque por uma cor diferente para as unhas, descubra uma maquilagem apropriada, cuide-se, afinal logo sua rotina será normalizada. E, cuide também de seu equilíbrio mental, tão importante para que todo o restante funcione perfeitamente.

Back To Top