skip to Main Content
0800 100 2365 contato@maxilabor.com.br
Setembro Amarelo – No Trânsito, O Sentido é A Vida

Setembro Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida

  • Geral

A cada ano o Governo Federal estabelece um tema para conscientizar a sociedade sobre o comportamento de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Durante todo o ano de 2019, campanhas nesse sentido tiveram o título No Trânsito, o sentido é a vida!

No Brasil, as estatísticas referentes aos acidentes de trânsito são alarmantes. E os motivos são: o uso do celular com o veículo em movimento, dirigir sob efeito de álcool e outras drogas, excesso de velocidade, a não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc.), a não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias), falta de manutenção técnica do veículo (motor, combustível, óleo, freios, pneus e demais equipamentos e acessórios do carro), a não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança e o desrespeito ou o desconhecimento da sinalização de trânsito.

Infelizmente, por esses e outros motivos, o Brasil bateu recordes negativos no trânsito. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde – OMS, foram 1,35 milhão de mortes registradas em 2018, trazendo, portanto, um alerta sobre a necessidade de responsabilidade ao volante.

Suicídio

Cabe, ainda, no mês de setembro, o alerta para o elevado número de suicídios, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos. É preciso esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo para tentarmos prevenir e reduzir o alto índice de tentativas e mortes por suicídio.

Familiares, amigos e colegas de trabalho são importantes aliados nessa luta. As pessoas próximas podem estar atentas a algum sinal como isolamento, queda de produtividade, alteração de comportamento etc. As situações de maior risco estão relacionadas a abusos e violências interpessoais como bullying, cyberbullying, depressão, transtornos de ansiedade, além de outros transtornos decorrentes ou vinculados a quadros de impulsividade.

Esta campanha de prevenção acontece o ano todo, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro.

Back To Top