Toxicologia Ocupacional

O que é Toxicologia Ocupacional?

A toxicologia ocupacional é o estudo dos efeitos prejudiciais causados por substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho. Com o crescimento acelerado da indústria e o constante aumento do uso de produtos químicos, nenhum tipo de ocupação está inteiramente livre da exposição a uma variedade de substâncias, capazes de produzirem efeitos indesejáveis sobre os sistemas biológicos.

Dependendo das propriedades químicas ou físicas, estes agentes podem ser absorvidos de diversas formas, principalmente pelo trato gastrintestinal, pulmões ou pele. Para prevenir o desenvolvimento das lesões tóxicas ou de doença profissional é necessário um grande conhecimento sobre os agentes ocupacionais potencialmente tóxicos, especialmente informações sobre a toxicidade das substâncias e a relação dose/resposta.

Como o Maxilabor atua nessa área?

O Maxilabor Diagnósticos realiza exames clínicos e laboratoriais em rede credenciada de qualidade, fornecendo o laudo para a empresa. Especializada na assessoria ao cumprimento das Normas Regulamentadoras, principalmente a NR7, o Maxilabor disponibiliza aos seus clientes uma grande gama de exames da área de toxicologia ocupacional.

O Maxilabor Diagnósticos é o único laboratório no Brasil que possui tecnologia avançada e know-how técnico para análises completas com todas as matrizes: urina, saliva, cabelo, sangue e ar expirado. Na área de Toxicologia Ocupacional, as matrizes analisadas pelo Maxilabor são sangue, urina e cabelo.

O que pode ser diagnosticado nos exames realizados pelo Maxilabor?

Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados na norma NR7, o Maxilabor atua nas análises do nível de contaminação por riscos químicos que incluem a contaminação com substâncias compostas ou produtos químicos em geral e substâncias provenientes de compostos metais.

O Maxilabor auxilia no diagnóstico de contaminação de colaboradores e efetua análises nas seguintes circunstâncias:

  • Análises que determinam exposição à diversos solventes
    Áreas de risco: indústrias químicas, têxtil, área laboratorial, fábricas de tinta, gráficas, manutenções mecânicas, petroquímicas, trabalhadores de limpeza, distribuidores de combustíveis, entre outros.
  • Análises que determinam exposição à metais
    Áreas de risco: indústria gráfica, área química, indústrias cosméticas, fábricas de lâmpadas, mineradoras, área de usinas nucleares, fábrica de pilhas, fábrica de bijuterias, fábricas de tinta, entre outros.
  • Análises que determinam exposição à pesticidas, inseticidas e herbicidas
    Exemplos: fábricas, indústrias, empresas que fazem o transporte e, principalmente, os trabalhadores que recebem e manipulam.

Precisa realizar exames para atestar a saúde dos colaboradores em sua empresa? Entre em contato conosco, agende uma reunião com um de nossos consultores.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 100 2365

Quer receber mais notícias do mercado? Cadastre-se para receber nossa Newsletter.