Programa Cuide

O Programa CUIDE se diferencia por ser preventivo e não punitivo.

O que é?

É um programa moderno, justo e eficaz de combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas no ambiente de trabalho, sendo conduzido por profissionais da área da saúde, especialistas em Dependência Química e Comportamentos Compulsivos.

Baseado nos modelos recomendados pela Organização Internacional de Trabalho – OIT, e pela Organização das Nações Unidas – ONU, o programa CUIDE foi adaptado à realidade brasileira, é uma referência internacional e tem sido aplicado, também, em empresas que competem no mercado global e necessitam atender às normas internacionais de saúde e segurança.

Objetivo

O objetivo do Programa é a prevenção, inibição e a dissuasão ao consumo de álcool e/ou droga de seus colaboradores, evitando consequentes prejuízos. E, também, tornar o local de trabalho mais seguro, saudável e produtivo.

O CUIDE não tem qualquer conotação discriminatória ou punitiva, e todas as suas ações são realizadas em caráter estritamente confidencial e sigiloso. Ao implantar o Programa, as empresas ganham no aumento de produtividade, pois investem na recuperação do usuário e na sua reintegração, evitando a perda do seu posto de trabalho e, demonstram sua atuação no quesito Responsabilidade Social.

Álcool e outras drogas no ambiente de trabalho

O mundo empresarial está cada vez mais preocupado com o uso de álcool e outras drogas. Este uso está diretamente ligado a acidentes de trabalho, queda de produtividade, faltas e, ainda, deterioração das relações familiares e sociais.

Dessa forma, a prevenção e o controle do uso de substâncias psicoativas faz com que muitas empresas busquem programas, alternativas e ações eficazes, com o propósito de afastar das empresas esse perigoso inimigo da saúde e da segurança.

5 Etapas

O Programa compreende 5 etapas que se bem executadas conseguem excelentes resultados:

– Implementação da Política

– Treinamento de Supervisores

– Sensibilização dos Colaboradores

– Análises Toxicológicas

– Tratamento e Reintegração

IBEMAX

O Instituto Brasileiro de Estudo e Avaliação Toxicológica – IBEMAX, tem o Maxilabor Diagnósticos como parceiro na aplicação das análises toxicológicas, importante etapa do programa CUIDE.

As análises toxicológicas realizadas em material biológico possibilitam a identificação da droga e, com isso, a adoção de medidas efetivas de prevenção e recuperação do usuário.

Quando inseridas no Programa, as análises toxicológicas atuam como fator de dissuasão do uso de álcool e/ou outras drogas, permitem verificar a magnitude do problema na empresa, identificam aqueles que se apresentam ao trabalho sob o efeito de álcool e outras drogas e avaliam a adesão ao tratamento oferecido.

A metodologia utilizada pelo Maxilabor segue rigorosos padrões de qualidade, permite a inequívoca identificação das substâncias usadas, uma vez que o laboratório é composto por tecnologia de ponta, equipamentos de última geração e especialistas em Toxicologia e Análises Toxicológicas, e, acima de tudo, todos os procedimentos seguem normas de rastreamento e sigilo de todo o processo, evitando problemas de aspectos éticos e legais.

Se você se interessou pelo Programa CUIDE e quer obter outras informações, entre em contato com o Maxilabor, pois temos uma equipe especializada e pronta para ajudar sua empresa a obter resultados mais positivos.

Estatísticas

A tabela acima mostra claramente a diminuição dos acidentes de trabalho em uma indústria multinacional de grande porte, relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Em três anos de Programa os acidentes foram reduzidos a zero. Isso demonstra a eficácia do Programa CUIDE que é mais uma forma de contribuir para a produtividade na empresa, pois busca resultados.

O gráfico acima mostra que antes da implantação do Programa CUIDE na mesma indústria, em 2013, o número de usuários era instável e bastante elevado. Com a implantação, a conscientização e a possibilidade dos colaboradores serem sorteados, o número de usuários reduziu a zero em três anos de programa.